Quem é você, na versão atualizada?

No comments
Quem é você? Essa é uma das perguntas mais poderosas que conheço…E “quem é você, na versão atualizada”, é uma provocação de pensamento, pois no movimento, em direção aos nossos propósitos, nos modificamos, crescemos, nos desenvolvemos…Logo, quem eu era há 10 anos, é diferente de quem sou hoje. Existe, sim, uma essência, uma invariabilidade dos seres, mas, como humanos, somos Ato e Potência – somos quem somos hoje, mas existe em nós muito potencial, que poderá vir a realizar-se no futuro.
“A mudança dos seres, não contraria o princípio da identidade, já que representa apenas a atualização da potência nela contidas”. Aristóteles.
Um exemplo: quando vemos uma semente de girassol, estamos vendo ato e potência. É ato, pois tem uma existência real, é um fato realizado e concreto. Mas, além de ser uma semente como ato, ela também é potência, tem um vir-a-ser, tem suas possibilidades, seu potencial para tornar um girassol, se oferecidas todas as condições para florescer. Assim somos nós – hoje somos ato e potência. Temos muito potencial a ser atualizado. Muitas possibilidades, transformações.
 
O que você pensa sobre isso? Essa reflexão me traz os seguintes pensamentos:
 
* Tudo tem seu tempo – as transformações são um processo.
* Todos temos potenciais que precisam ser muito bem cuidados para “florescer” e para isso, um primeiro passo é acreditar no potencial “da semente”.
* Transformar crenças é fundamental, pois crenças limitantes podem nos atrapalhar e impedir de arriscar a fazer algo e ir além, limitando o potencial.
* Acreditar no potencial traz segurança e uma atitude de olhar para nós e para os outros como em constante mudança e como pessoas que são capazes de ser mais do que se pode ver hoje…
Tudo isso traz um enorme sentido à minha atuação – vontade de contribuir com o “florescimento” de outras pessoas, esperança pelo que virá a ser e gratidão por tudo que já “floresceu”.
 
 
 
Patrícia SchuindtQuem é você, na versão atualizada?

Related Posts

A merecida crítica ao “Coaching”

Sabemos o quanto o Coaching tem crescido no Brasil e o quanto ele é importante como metodologia de desenvolvimento de pessoas e realização de projetos. Ao mesmo tempo, tem surgido cada vez mais pessoas se levantando contra o “Coaching”. Algumas pessoas têm tido aversão à palavra Coaching e a tudo o que se relaciona a este universo. Tem até

Quer mudar? Série “O Novo Líder” (6)

Como desenvolver novas competências, hábitos, comportamentos? Esse é o tema de hoje na série “O Novo Líder”. E vou falar sobre isso porque quem está acompanhando até aqui, viu que abordamos temas como: competências necessárias na liderança, mudança de mentalidade, legado, gerenciamento emocional, como dar feedbacks…São muitos conteúdos e aspectos importantes que o novo líder

Competências – Série “O Novo Líder (1)

Um dos principais motivos de procura do Coaching é a transformação da liderança. Tanto indivíduos que sentem que é o momento de se capacitar, quanto as organizações em seus programas de desenvolvimento. Dentre as principais questões que aparecem, está o seguinte fato: os profissionais, ao se destacarem em suas funções técnicas, por entregarem muitos resultados,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *