Reflexões e ações para vencer os medos.

No comments

Alguns de nossos medos se tornam muito maiores do que poderiam ou deveriam ser.

Qual o medo que você precisa vencer atualmente?

Já ouvi muitos relatos de pessoas que descobriram que o medo que tinham com relação a algo era exagerado, uma espécie de “tortura mental fantasiosa”. Elas diziam que quando paravam realmente para pensar no que era verdade e na capacidade que tinham para enfrentar as situações, o medo reduzia ou “ia embora”. Elas perceberam que que estavam agindo no automático, com aquela reação sem reflexão, que não levava aos melhores resultados.

É muito importante vencer o nosso medo.

Por quê?

Pois se ele nos dominar, corremos o risco de não realizar o que sonhamos e não fazer o que precisamos para que ocorra o crescimento e amadurecimento. Afinal, medo é uma emoção de baixa potência, o que quer dizer que ele nos afasta do objeto causador da emoção.

O que isso quer dizer? Que se eu tenho medo de algo, a tendência é me afastar daquilo, fugir, evitar, ou ficar paralisado, sem ação. É uma proteção. Nos ajuda a evitar perigos, riscos desnecessários e nos defender em determinadas situações, mas em muitos momentos, se o medo não for analisado, questionado e superado, pode nos afastar de nossos objetivos.

Um exemplo: “quero crescer em minha carreira. Para isso, preciso assumir novos desafios em meu trabalho. Tenho a oportunidade assumir a liderança de um projeto. Mas, tenho medo. Deixo meu medo me dominar e digo não. É melhor evitar o erro. Evitar os riscos é mais seguro.”

Então, você se afasta de ações importantes para seu crescimento. E repete isso várias vezes. Chega um momento em que os anos passaram e não está onde gostaria. Porque talvez o medo tenha sido seu guia. E não os seus sonhos, objetivos, capacidades…

Um outro exemplo: “quero fazer boas falas em reuniões, ou em eventos. Mas, quando tenho a oportunidade, fico com medo e “passo a vez”. Me calo. O medo é maior do que a coragem de me expressar.”

Logo, você evita essa situação. Sendo que, para evoluir, o que precisa ser feito é justamente o contrário – você precisa assumir os desafios, se preparar, desenvolver as habilidades necessárias e ir corajosamente fazer o que é importante para você e está relacionado ao seu propósito.

É um tanto complexo – como venço o medo? Agindo corajosamente. Como venço desafios? Enfrentando-os. Não dá para esperar a perfeição, sentir-se totalmente pronto, ter toda sensação que leva a ação. É um trabalho de reflexão e ação consciente. Ter a visão do futuro que quer construir, toda faz diferença.

Em resumo, é um pouco disso:

Tem uma situação desafiadora – eu tenho medo – 2 reações possíveis:

1) Mesmo com medo, me preparo, desenvolvo habilidades e treino para enfrentar corajosamente. Vou para a ação com coragem.

2) Fujo da situação. Evito o risco. Afinal, tenho medo. E se der tudo errado? E se eu fracassar?

Qual tem sido a sua reação frequentemente?

Uma sugestão é mudar a pergunta “e se der tudo errado” para “o que preciso fazer para dar certo?”

Se você tem medo de algo, precisa refletir sobre as variáveis de forma realista e ir para ação com ousadia e coragem, pois há um grande perigo de você evitar situações desafiadoras, mas que são justamente situações importantes para seu crescimento e amadurecimento. Claro que é importante dimensionar, checar possibilidades, bem como lançar-se passo a passo. O que não dá para fazer é ficar estagnado, fugir, evitar desafios pelo medo. Se você der um passo, já saiu do mesmo lugar.

Deixo aqui algumas perguntas para reflexão. Pense em sua situação atual:

– Do que eu tenho medo?

– Quais as causas desse medo?

– O que ele tem a me dizer?

– Por que preciso encarar o medo para buscar meus objetivos?

– Como posso me preparar?

– Quais são as estratégias que vou utilizar para vencer o medo?

Conectar-se com o presente, analisar a realidade e fatos e o que pode efetivamente ser feito e controlado, é um exercício importante para colocar a atenção no lugar certo. Faça isso!

E, pra finalizar, se você não consegue avançar sozinho nessa questão, talvez seja exatamente o momento de procurar ajuda de um profissional. O caminho poderá ser facilitado e o processo se tornará mais forte.

Patrícia SchuindtReflexões e ações para vencer os medos.

Related Posts

4 passos para o gerenciamento emocional – Série “O Novo Líder (4)

Qual é o impacto das suas emoções em sua tomada de decisões, em seus relacionamentos e nos resultados e performance que você tem em seu trabalho? Continuando a série “O Novo Líder”, gerenciamento emocional é o tema de hoje.  Você já sabe que é muito importante cuidar das emoções e ter inteligência emocional, e que

Trabalho – em busca de sentido

“Katherine Alsdorf […] entende bem essas três buscas: busca de significado para a vida por intermédio de um diploma de faculdade, busca de prazeres e aventura depois de formada, vindo, então, um mergulho quase desesperado no trabalho e na carreira profissional aos 30 e poucos anos, em um esforço inútil de conferir um propósito à

Encontre o seu sucesso.

O que é “sucesso” para mim, pode não ser “sucesso” para você, e pode não ser “sucesso” para o outro… Alcançar “sucesso” é algo diferente para cada pessoa. Cada um tem aquilo que é sua conquista. Cada um tem aquilo que o realiza. Cada um tem sua história. Cada um tem aquilo que valoriza mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *