Planejamento e organização – qual é a sua melhor forma de fazer?

No comments

A semana está começando e um bom exercício diário é pensar quais são as nossas prioridades. O que é importante que seja realizado? E lembrar disso todos os dias – direcionar nossa atenção e ações. Planejar e organizar são importantes pilares para a realização.

Já testei várias formas de me planejar e, atualmente, o que gosto de fazer é ter um planejamento semanal (escrito), com acompanhamento e revisões diárias. Coloco meus projetos e atividades no papel e na agenda (com notificações), coloco todos os compromissos com hora marcada. A partir disso, faço revisões e ajustes. Flexibilidade e dinâmica são importantes para caminhar com nossos planos, ao mesmo tempo que ter foco e disciplina – paradoxal?!

Muitas pessoas, comentam que não gostam de ter obrigações e tudo muito definido, estruturado. Cada um tem seu jeito e forma de se organizar e se planejar! Eu só não encontrei ainda alguém que conseguisse se sentir realizado, tranquilo e produtivo, sem o mínimo de organização e planejamento. Pelo contrário – quanto menos planejamento e organização, maior o desespero, sentimento de angústia, medo de perder prazos, culpa por realmente ter falhado com compromissos importantes, pouco sentimento de satisfação e realização…então, a pergunta que deixo é: cada um tem sua forma de estabelecer prioridades, planejar e se organizar – qual é a sua melhor forma?

Uma boa maneira de descobrir é pensar nos próprios padrões e testar novas ações pra ver o que funciona melhor. E ir mudando até encontrar seu jeito e formar um hábito produtivo e satisfatório (que pode sempre ser renovado…). O que acontece muitas vezes é que algumas pessoas aprendem métodos rígidos que deram certo para algumas pessoas, mas quando começam a aplicar, nas primeiras tentativas, pela dificuldade, desistem e ficam frustradas.

Os métodos e dicas, neste sentido, servem como direção, insights, mas você pode criar algo a partir disso, que seja coerente com seu jeito de ser. E, claro, desistir de encontrar formas mais produtivas de agir, não é nem de longe a melhor escolha. Se você persistir, verá que vai melhorar, mesmo que aos poucos. Falando em dicas e métodos, compartilho com você algo simples, que vejo ser bem útil – pensar: quais são minhas prioridades? E usar algumas perguntas do método 5W2H:

O que – objetivo, meta
Por que – motivo, benefício
Quem – responsável, equipe
Quanto – custo, quantidade
Como – atividades, processo
Quando – data, cronograma
Onde – local, departamento

Patrícia SchuindtPlanejamento e organização – qual é a sua melhor forma de fazer?

Related Posts

A coragem de dizer não na carreira

Esses dias assisti a um filme que se chama “Um homem entre gigantes”. Ele conta a história, com base em fatos reais, de um médico legista, Dr. Bennet Omalu (Will Smith), que fez descobertas muito importantes sobre a relação entre danos cerebrais e o jogo de futebol americano. Ao diagnosticar um severo trauma cerebral de um jogador,

Crie um novo caminho em direção aos seus objetivos (e de sua equipe) – Série “O Novo Líder” (7)

Para você, quais são os pilares fundamentais para alcançar objetivos? Esse é o tema de hoje na série “O Novo Líder” e vou abordar aqui alguns aspectos que trago em meu e-book “Saia do Piloto Automático – crie um novo caminho em direção aos seus objetivos”. Ao longo do e-book, falo de três pilares que considero fundamentais para alcançar

Encontre o seu sucesso.

O que é “sucesso” para mim, pode não ser “sucesso” para você, e pode não ser “sucesso” para o outro… Alcançar “sucesso” é algo diferente para cada pessoa. Cada um tem aquilo que é sua conquista. Cada um tem aquilo que o realiza. Cada um tem sua história. Cada um tem aquilo que valoriza mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *